Auto Avaliação e Planejamento Estratégico

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 OBJETIVOS

O processo de autoavaliação e de planejamento estratégico do PGE-UEM, referente ao quadriênio 2021-2024, foi conduzido de maneira contínua e sistemática pela Comissão Permanente de Autoavaliação, com base em metodologias qualitativas e quantitativas, integrando análises documentais, aplicação de questionários, reuniões plenárias e grupos focais. As atividades seguiram as diretrizes da CAPES e as normativas institucionais da UEM, assegurando a participação ativa de docentes, discentes e egressos.

A autoavaliação buscou não apenas identificar fragilidades e potencialidades, mas também orientar processos internos de planejamento estratégico e garantir o alinhamento do Programa aos padrões de excelência exigidos para a pós-graduação no Brasil.

 

COMISSÃO

A Comissão de Autoavaliação do PGE-UEM foi instituída em 2020, passando a ter caráter permanente e ampliando a participação discente a partir de 2021, intitulada Comissão Permanente de Autoavaliação. A comissão organizou e sistematizou o processo avaliativo com foco na identificação de pontos fortes, fragilidades, ameaças e oportunidades, consolidando um modelo de avaliação formativa e contínua.

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 OBJETIVOS DA AUTOAVALIAÇÃO

A autoavaliação teve como objetivos principais:

  • Diagnosticar o desempenho acadêmico, científico e institucional do Programa.
  • Subsidiar o planejamento estratégico, orientando a definição de metas e ações.
  • Fortalecer a cultura de avaliação interna e a gestão participativa.
  • Garantir a transparência dos processos acadêmicos e administrativos.
  • Assegurar a coerência entre a formação ofertada e as demandas da sociedade e do campo científico da Geografia.

 

METODOLOGIA DA AUTOAVALIAÇÃO

A metodologia adotada combinou:

  • Levantamento e análise de dados quantitativos e qualitativos.
  • Aplicação de questionários a discentes, egressos e docentes.
  • Análise de conteúdo das respostas, utilizando ferramentas estatísticas e relatórios gráficos.
  • Discussões em reuniões colegiadas e grupos focais.
  • Avaliação documental das produções acadêmicas, políticas institucionais e relatórios anteriores.

O processo foi enriquecido com a realização de eventos específicos, como o IV Encontro de Egressos e o II Fórum Discente, que ampliaram a escuta da comunidade acadêmica e forneceram subsídios para o diagnóstico institucional.

 

RESULTADOS E IMPACTOS

Fortalezas:

  • Processo seletivo contínuo e criteriosamente revisado.
  • Elevada participação docente em redes de pesquisa nacionais e internacionais.
  • Infraestrutura acadêmica qualificada, com laboratórios e espaços adequados.
  • Produção intelectual crescente e qualificada.
  • Articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com impacto regional significativo.
  • Consolidação de políticas de ações afirmativas e de inclusão.

 

Fragilidades e Ameaças:

  • Efeitos da Lei Geral das Universidades (LGU), que ameaça a concepção de universidade pública e compromete as condições de trabalho e de pesquisa.
  • Atrasos na integralização dos cursos, com tempos médios superiores aos recomendados.
  • Aposentadorias iminentes de parte do corpo docente permanente.
  • Insuficiência de disciplinas em áreas básicas e transversais, como de Ensino.
  • Limitações estruturais, especialmente no que tange à infraestrutura de conectividade e espaços de convívio.

 

Oportunidades:

  • Ampliação de parcerias institucionais e internacionais.
  • Fortalecimento da interdisciplinaridade nas pesquisas e no ensino.
  • Aprimoramento do acompanhamento de egressos, com maior integração nas atividades institucionais.
  • Ampliação do uso de mídias sociais e canais digitais para comunicação e divulgação do Programa.

 

Ações estratégicas decorrentes da autoavaliação:

  • Revisão contínua das disciplinas e estrutura curricular.
  • Fortalecimento do acompanhamento discente e implantação de políticas institucionais para mitigar o prolongamento do tempo de integralização.
  • Implementação de cotas específicas para professores da educação básica e aperfeiçoamento das políticas afirmativas.
  • Investimento em infraestrutura tecnológica e física.
  • Estímulo à produção científica qualificada, com foco em periódicos de excelência.

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CONTEXTO

O PGE-UEM tem vivenciado um processo de fortalecimento e expansão, consolidado pela obtenção da nota 5 na avaliação da CAPES, o que tem impulsionado a ampliação das ações de internacionalização, parcerias institucionais e o aperfeiçoamento da sua estrutura acadêmica. Nesse contexto, destaca-se o investimento na ampliação da visibilidade internacional com o lançamento de site trilíngue, a busca pela participação em programas de cooperação internacional, bem como o fortalecimento do vínculo com a sociedade regional.

Entretanto, o Programa enfrenta desafios significativos, em especial os decorrentes da promulgação da Lei Geral das Universidades (LGU) no Paraná, cujos efeitos impactam diretamente a concepção de universidade pública e as condições institucionais necessárias ao pleno desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, pilares indissociáveis da formação em pós-graduação.

 

DIAGNÓSTICO DO PROGRAMA

O PGE-UEM apresenta um quadro robusto de potencialidades, entre as quais se destacam:

  • A tradição e excelência como centro formador de geógrafos críticos e comprometidos com o desenvolvimento regional;
  • Estrutura física consolidada, com laboratórios equipados e espaços adequados para as atividades acadêmicas;
  • Inserção ativa em redes de pesquisa nacionais e internacionais;
  • Articulação estreita com políticas públicas e ações voltadas ao desenvolvimento local e regional.

Por outro lado, os principais desafios dizem respeito à necessidade de:

  • Fortalecer as estratégias de internacionalização;
  • Garantir a sustentabilidade das atividades acadêmicas diante das restrições impostas pela LGU;
  • Reforçar ações afirmativas e de inclusão;
  • Melhorar continuamente a infraestrutura e os processos internos de autoavaliação e planejamento estratégico.

 

OBJETIVOS E METAS QUADRIÊNIO 2021-2024 E 2025-2028

 

Para o quadriênio 2021-2024, o foco foi

  • O fortalecimento das linhas de pesquisa, a ampliação da produção científica qualificada, a implementação das ações afirmativas e o aprimoramento da infraestrutura para suporte às atividades híbridas, incluindo a instalação de equipamentos para videoconferência.
  • A adequação e atualização das linhas de pesquisa para maior integração entre teoria e prática educacional.

 

Para o quadriênio 2025-2028, as metas estão organizadas da seguinte forma:

  • Metas Transversais:
    • Ampliação da internacionalização.
    • Criação de resolução interna para sistematização dos processos de autoavaliação e planejamento estratégico.
    • Aperfeiçoamento do acompanhamento de egressos e fortalecimento das ações afirmativas, com ampliação de cotas para professores da educação básica.

 

  • Ações Estratégicas:
    • Incremento das políticas de produção intelectual qualificada, com estímulo à publicação conjunta entre docentes e discentes.
    • Manutenção e modernização da infraestrutura física e tecnológica.
    • Consolidação das políticas de ações afirmativas, com fortalecimento dos mecanismos de ingresso e permanência de grupos historicamente excluídos.